segunda-feira, 4 de abril de 2011

meio-ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi útil para a conscientização da sociedade em relação a diversos assuntos ligados ao nosso planeta, que precisam de uma atenção maior. Aproximadamente 600 espécies de plantas e 200 de animais nativos do Rio Grande do Sul estão ameaçadas de extinção. Segundo especialistas, isto é um fenômeno natural, porém estudos indicam que nos próximos 25 anos, de 2% a 8% das espécies vivas irão desaparecer por causa da destruição de ecossistemas naturais.

                                              AQUECIMENTO GLOBAL 


Falar sobre aquecimento global nunca é demais. A sensação que dá é que, diante de tantas notícias sobre escândalos em áreas como a política mundial, o debate sobre as mudanças climáticas pode estar saindo de moda. Mas o que poucos sabem é que a situação é cada vez mais alarmante.

Recentemente, a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - vem alertando que o clima explicou o aumento do preço global dos alimentos em janeiro de 2011. O cenário pode piorar, explica a entidade, caso a seca existente no inverno chinês se mantiver.

Períodos de extrema seca vêm assolando também a Amazônia. Segundo um estudo da revista Science, em 2010 o impacto da falta de chuvas na região foi superior a 3 milhões de km2 de terras, superando a seca de 2005, considerada a pior das últimas décadas. Especialistas acreditam que este quadro pode acelerar o aquecimento global, já que prevêem que a Floresta Amazônica não será capaz de absorver 1.5 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera como de costume.

É preciso que a sociedade se mobilize para provocar mudanças na postura das autoridades. É chegada a hora da ação seja qual for o lugar onde você se encontre. Ou prefere ignorar o perigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário